quinta-feira, 7 de junho de 2012

Programa Proficiência / Atualização Área da Saúde / Cursos

 
 
O
que é o Programa Proficiência?

É um Programa do COFEN - Conselho Federal de Enfermagem que, com o apoio dos Conselhos Regionais, tem como objetivo proporcionar aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem condições de atualização e aprimoramento profissional baseadas em parâmetros e limites claros no campo da enfermagem, para que se tornem cada vez mais proficientes em suas atuações específicas.
Essa iniciativa do COFEN, pioneira no país, consiste em proporcionar cursos gratuitos de curta duração, realizados a distância, por meio do computador e da internet aos profissionais em situação regular perante os Conselhos Regionais.
Se você é Enfermeiro, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem e está regularmente inscrito no Conselho Regional de Enfermagem do seu Estado, não tem porque esperar. Escolha seu curso e entre já para o Programa Proficiência!
Modalidade e Metodologia
  • Modalidade de ensino a distância (EaD), pela internet, com realização dos estudos, avaliações e demais atividades por meio de computador.
  • Autonomia para os estudos: conteúdos disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana.
  • A carga horária de cada curso é de 30 horas.
  • Provas: avaliações em processo, pela internet, à medida que avançam os estudos.
  • Prazo de até 45 dias para a conclusão de cada curso (dedicação de aproximadamente 4h30min por semana)
  • Acompanhamento por monitores e tutores que interagem com os profissionais, apoiando e solucionando eventuais dúvidas.

Resumo do Programa

1) BASE LEGAL
A Lei nº. 5905, de 12 de julho de 1972, que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências, respalda juridicamente esta iniciativa, em seu artigo 8º, item X, que estabelece como competência a promoção de estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.
2) JUSTIFICATIVA:

O Programa Proficiência, tem como uma de suas metas proporcionar aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem condições de aprimoramento baseadas em parâmetros e limites claros no campo da enfermagem, para que se tornem cada vez mais proficientes em suas atuações específicas. Impõe-se, portanto, a manutenção do profissional permanentemente atualizado, de modo a se habilitar à acreditação periódica indispensável para a sua avaliação como elemento apto a aplicar métodos e técnicas sempre mais modernas e competentes.

3) PÚBLICO ALVO

Profissionais de Enfermagem devidamente inscritos nos Conselhos Regionais de Enfermagem e em dia com as suas obrigações.


4) OBJETIVOS:
Geral: - Proporcionar aprimoramento e atualização em Enfermagem, rompendo o paradigma de que a proficiência inicial, adquirida com a formação acadêmica é o que basta para a atuação competente dos profissionais.
Específicos:
- Capacitar os participantes para uma atuação qualificada, de acordo com os parâmetros vigentes para a área objeto de cada curso;
- Promover o aperfeiçoamento do desempenho profissional através da oportunidade de acesso a novos conhecimentos teóricos e ênfase nas práticas específicas;
- Estimular nos aprimorandos uma visão crítica abrangente do Sistema Único de Saúde, orientando sua ação para a melhoria nas condições de saúde da população brasileira;
- Viabilizar a atualização de Enfermagem para a proficiência profissional.

5) PROPOSTA PEDAGÓGICA

5.1) Os cursos serão desenvolvidos para áreas programáticas de atuação da Enfermagem, respeitando as diretrizes educacionais, a demanda do mercado e as necessidades sociais na área da saúde.
5.2) A carga horária proposta é de 30 horas para cada curso, que serão desenvolvidas no prazo de até 45 dias corridos. Para cumpri-la, o profissional precisa dedicar-se, em média, 4 horas e 30 minutos por semana.
5.3) O elenco de cursos atenderá de forma diferenciada os profissionais de nível médio e os de nível superior, respeitando as especificações educacionais da formação profissional.
Na 1ª Fase do Programa, foram disponibilizados 16 Cursos, sendo 8 (oito) destinados aos profissionais com formação em nível médio e 8 (oito) destinados aos profissionais com formação em nível superior. Na 2ª Fase do Programa, 22 cursos foram oferecidos, sendo 11 (onze) destinados aos profissionais com formação em nível médio e 11 (onze) destinados aos profissionais com formação em nível superior. Na 3ª Fase, todos os cursos foram atualizados e já possuem nova apresentação, com diferentes recursos audiovisuais e diagramação. Na 4ª Fase, iniciada em Outubro de 2011, novos cursos estão sendo elaborados para atender as principais demandas indicadas pelos profissionais em pesquisas realizadas.
5.4) A modalidade será a Educação a Distância (EaD), utilizando os recursos da Internet e proporcionando a democratização da oportunidade, a autonomia para a realização dos estudos e viabilidade de acesso aos conteúdos em qualquer hora e local.
5.5) O acompanhamento do aprendizado e do aproveitamento do curso será realizado por monitores e tutores responsáveis pelas áreas programáticas, sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Coordenação do Programa.

6) FORMA DE INGRESSO NO PROGRAMA

O ingresso ocorre a partir da inscrição no Programa através do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site do Programa Proficiência, que pode ser acessado através do portal do COFEN. Nesse formulário o interessado deverá informar seus dados pessoais, o número do seu registro no COREN, bem como escolher o curso que de
seja estudar.
7) REQUISITOS TECNOLÓGICOS E DE COMUNICAÇÃO

Para a realização dos estudos e demais atividades o aluno deve utilizar um computador com os seguintes requisitos:
• Sistemas Operacionais: Windows (XP, Vista ou Seven); Linux (qualquer versão em distribuição); Mac OS.
Lembre-se de que o sistema operacional Windows Vista exige, no mínimo, 1GB de memória RAM.
• Hardwares: devem possuir dispositivos de áudio e alto-falantes instalados no seu computador;
• Navegadores: Internet Explorer (versão 7.0 ou superior); Mozilla Firefox 3.0 (ou superior); Safari e Google Chrome também podem ser utilizados, mas algumas páginas sofrem pequenas alterações visuais nestes navegadores.
• Acesso à internet: conexão do tipo banda larga (ADSL ou similar). O melhor desempenho é obtido com conexão superior a 600 Kbps.
Evite atividades que usam internet simultâneas ao estudo, como: ouvir música em rádio online, download de arquivos etc.
• Configurações de segurança: algumas funcionalidades previstas nos estudos podem ser bloqueadas pela configuração de segurança estabelecida por você ou pelos administradores da rede de sua empresa.
Atenção: para realizar seus estudos, desfrutando de todos os recursos oferecidos, não poderá haver restrições para a execução de vídeo, áudio e Javascripts.
• Plugins para assistir aos vídeos e animações:
- Windows Media Player 9.0 (ou superior) - Obter ou atualizar em http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/downloads/windows-media-player;
- Adobe Flash Player - Obter ou atualizar em http://get.adobe.com/br/flashplayer.

8) PRAZO DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS

O profissional que tiver sua matrícula confirmada* será informado sobre a data de início do curso e a turma em que foi incluído. A partir de tal confirmação já é possível ingressar no ambiente virtual de estudos a fim de familiarizar-se com as ferramentas e participar do fórum de apresentação da turma. Iniciado o período de estudos, terá 35 (trinta e cinco) dias para a conclusão do(s) curso(s).
* Atender aos pré-requisitos do item 3. Público Alvo.

8.1) DESISTÊNCIAS
As vagas do Programa Proficiência são limitadas e reservadas aos profissionais que possuem o máximo interesse na atualização de seus conhecimentos. O profissional que não concluir o curso em que foi matriculado será considerado REPROVADO, ficando impedido de realizar uma nova inscrição pelo prazo de 90 dias, contados a partir da data de encerramento de sua turma. Depois dos 90 dias, para fazer uma nova inscrição, o profissional deverá aceitar um termo se comprometendo que concluirá o curso em que deseja se matricular.
O não cumprimento do termo acarretará na sua exclusão do Programa, ficando impedido de realizar nova inscrição.

9) METODOLOGIA PARA A REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Realização exclusivamente na modalidade a distância, usando um computador com caixas de som e conexão estável de internet para os estudos, avaliações e comunicação com os monitores e tutores que acompanharão os profissionais matriculados no Programa durante o período de vigência de cada turma, para orientação e esclarecimento de dúvidas.

10) ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS CURSOS

Os cursos do Programa Proficiência foram desenvolvidos para a modalidade a distância, estruturados em Núcleos Temáticos e apresentados através de Unidades de Estudo compostas de textos e outros recursos viabilizados pelas modernas tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação, tais como: vídeos, locuções, links para sites externos, explicações, fotos, animações, gráficos, gravuras e etc.
A plataforma de e-learning, onde as atividades serão realizadas, garantirá um percurso obrigatório para os estudos e avaliações, dispondo de informações para que cada participante do Programa verifique o estágio que atingiu e o aproveitamento que obteve.

11) SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS CURSISTAS

O sistema de avaliação adotado para os cursos do Programa Proficiência é “em processo”, na forma “on-line”, a medida que avançam os estudos, da seguinte forma:
- ao concluir o estudo de cada Unidade de Estudo, na forma on-line, o aluno responderá a um exercício demandando 100% de acerto, que poderá ser respondido tantas vezes quantas forem necessárias. Ao conjunto de todos os exercícios de um Núcleo Temático será atribuída a nota 10 (dez);
- avaliação “On-line”, comandada pelo próprio cursista, esta abrange todas as Unidades de Estudo do Núcleo Temático. Esta avaliação poderá ser realizada duas vezes, sendo aproveitada a maior nota obtida, de zero a 10 (dez);
Da ponderação da Nota dos Exercícios de um Núcleo Temático (peso 3) e da Nota da Avaliação “on-line” do Núcleo Temático (peso 7) resultará a Nota do Núcleo Temático.
A média aritmética do aproveitamento obtido em cada um dos Núcleos Temáticos resultará na Nota do Curso.

12) CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Receberá o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pelo COFEN - Conselho Federal de Enfermagem,
o participante que obtiver Nota do Curso igual ou superior a 7,0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário